Adan Porto

CEO na agência P3,a | Desenvolver marcas para um crescimento sustentável. | Especialista em marketing digital desenvolvimento de marca

Hoje grandes marcas se utilizam desta estratégia para ganhar a confiança e gerar maior engajamento com seus clientes. Mas o que é humanizar uma marca?

Antes de qualquer coisa, temos que entender que as redes sociais foram criadas para a interação de pessoas, e essas redes dão prioridade para isso, fazendo com que os posts de seus amigos e pessoas do seu círculo tenham prioridade no seu feed.

Marcas que tem personalidade e interagem com o seu público de forma mais humana é vista pela plataforma como uma pessoa e com isso gera maior relevância para a página.

A humanização da marca também traz maior engajamento dos clientes com suas marcas. Exemplos como a Netflix, que se utiliza de um discurso mais descolado e moderno, ou a Magazine Luiza que tem a Luiza, onde a personagem tem até um canal no youtube e tira dúvidas.

Essas marcas ganham destaques pela forma pessoal e humanizada de conversar com seu público e geram repercussões como estas:

Ou como estas do Pin da PontoFrio:

O consumidor tem autoridade e o poder de falar o que pensa, então vale a pena você criar estratégias para melhorar sua imagem nas mídias digitais. Ninguém quer comprar de empresas que ignoram e não ligam para a opinião de seus clientes e empresas que negligenciam isso correm o risco de serem trocadas pela concorrência.

Como humanizar minha marca?

1 – Ter um discurso mais humano.

Conversar com o cliente e ter um discurso menos automático.

Respostas mais criativas ajudam, utilizar de gírias e memes faz com que as pessoas vejam que existe um humano por traz da marca.

2 – Stories!

Utilizar deste recurso, tanto no facebook quanto no instagram, mostrando o dia a dia da empresa, coisas que não mostraria em seu feed normalmente.

3 – Interagir nos comentários!

Como você responde seus amigos nos posts e existe um diálogo, isso também pode ir para a sua marca, responde e interage com seus seguidores.

4 – Peça a opinião deles!

Crie a opção de interação, e mostre que a opinião dele é importante.

5 – Use memes.

Tanto nos posts como nos comentários, a utilização de memes ou criar suas versões deles mostra que sua marca está atenta com mundo.

Dica extra (Porque hoje estou bonzinho).

Crie uma personalidade para sua marca, tenha opiniões, não tenha medo de se posicionar a algo ou alguma causa.

Por trás de toda marca existem pessoas, lembre-se disso.

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Arte da capa

Renata Santos 

https://www.renatasantos.com.br/

Designer carioca. Começou a fazer design nos trabalhos de escola.
Já passou por grandes empresas de varejo e algumas agências de publicidade.
Atualmente trabalha em home office, cuida do seu próprio nariz e dos seus
clientes. Está em constante atualização. Não vê o design como arte e 
acredita que o design pode sim revolucionar o mundo.