Adan Porto

CEO na agência P3,a | Desenvolver marcas para um crescimento sustentável. | Especialista em marketing digital desenvolvimento de marca

Em tempos onde a informação e conteúdo são a chave para se destacar, a qualidade e foco são primordiais para garantir o sucesso de seu negócio.

Um mercado saturado de produtos e serviços traz uma enorme concorrência, mesmo você oferecendo algo de qualidade isso não vai garantir o sucesso da sua marca ou negócio. Assim, o gestor empreendedor tem que trazer algo de criativo e diferente, você deixa de vender um produto e/ou serviço e passa a vender um conceito de uma marca.

Como explicar por exemplo o grande sucesso de marcas como Apple, que vende smartfones que tem as principais funções e características de seus concorrentes. A forma de pensamento da marca é o que fará com que o cliente veja não o produto, mas sim, um modo de vida e visão. Simon Sinek, fala em uma de suas palestras sobre a forma de visão de empresas como essas, que pensa de dentro para fora, vender primeiramente um conceito para depois vender um produto.

Voltamos um pouco no tempo para quando a Apple começou, ela se utilizava deste logo, muito comum para a época, onde mostrava em um estilo de desenho chamado de rococó.

Depois de um tempo este conceito não representava mais a marca, que queria mostrar inovação e tecnologia. Então a marca reescreveu seu posicionamento e se preocupou para levar ao consumidor uma experiência diversificada.

Naquela época muitos devem ter falado: “Mas que p**** é essa?” E hoje o que representa essa maça mordida? Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mantendo este posto mesmo após a morte de Steve Jobs.  

O conceito pode ser facilmente mal interpretado pelo consumidor e é necessário o auxílio visual, que é chamado de identidade visual, o que seria a interpretação de todo esse conceito, objetivos e posicionamento da marca. Você não compra um produto ou serviço, você consome uma marca. Mesmo os produtos sendo repetitivos ou desatualizados, a marca não sofre com isso.

A prova disto é como nós assimilamos mais facilmente uma imagem do que textos. Essas imagens são primeiramente assimiladas para depois serem analisadas, ou seja uma empresa consegue através das imagens se destacar melhor no mercado.

Uma Identidade Visual eficiente pode trazer um real crescimento para uma empresa em um mercado onde as marcas, produtos e serviços, disputam 24 horas por dia um lugar, nas prateleiras, outdoors, feeds das redes sociais e entre outras mídias de publicidade. A Identidade Visual ajuda o cliente em suas decisões, trazendo os estímulos necessários para facilitar suas escolhas.

É necessário as aptidões cientificas, técnicas e teóricas para a produção de uma boa identidade visual. O profissional que vai desenvolver esse papel precisa entender suas reais necessidades, conceitos, produtos e ou serviços. Não é só um trabalho artístico e rápido, é algo de confiança que entre na casa do consumidor.

A identidade Visual é um sistema de símbolos e signos que vão identificar a marca, está por sua vez é a percepção que o receptor tem pela empresa, produto e ou serviço.

E para a sua empresa qual a importância da Identidade Visual?